Startups portuguesas foram a surpresa da Web Summit
A edição de 2024 do Web Summit chegou ao fim com números recorde e uma presença significativa de startups portuguesas, destacando a inovação e o potencial do país no panorama mundial de tecnologia. Este ano, o evento, que decorreu entre 11 e 14 de novembro em Lisboa, contou com 71.528 participantes de 153 países, incluindo mais de 3 mil empresas, entre elas 125 startups portuguesas, que brilharam com soluções em áreas como inteligência artificial (IA), fintech, medtech e tecnologias ambientais.
O evento afirmou-se como um verdadeiro terreno das startups, com os pavilhões de países (cheios de startups) dominando o espaço, enquanto as grandes empresas foram menos predominantes. A variedade de projetos em exposição foi impressionante, com ideias desde rastreadores inteligentes para caixas de areia de gatos até uma versão científica de horóscopos.
A inteligência artificial foi, como esperado, o setor mais representado, com um aumento de 16% na presença de empresas focadas em IA. A tecnologia foi acompanhada por soluções em SaaS, fintech, healthtech e tecnologias ambientais, refletindo a crescente procura e aposta na inovação e sustentabilidade. O evento também destacou o papel crucial das mulheres no setor tecnológico, com 44% das startups fundadas por mulheres, 1.261 startups no total, a maior percentagem de sempre.
Com mais de 953 oradores ao longo de quatro dias, incluindo nomes como Pharrell Williams, Rúben Dias e Lidiane Jones, a edição de 2024 do Web Summit estabeleceu vários recordes. O evento recebeu mais de 71 mil participantes e mais de 2 mil membros da imprensa de 76 países, confirmando sua posição como um dos maiores e mais influentes eventos tecnológicos do mundo. Entre as empresas presentes, destacaram-se nomes de peso como a Microsoft, Alibaba e Bumble, que discutiram as tendências e os desafios do futuro da tecnologia.
No evento esteve também a INOVAGAIA como, aliás, tem acontecido nos anos anteriores. Para além do presidente António Miguel Castro, esteve também a equipa de gestão projetos. Para além do networking com entidades como a Startup Portugal e a Ani, a equipa esteve a acompanhar a Nemobile e o programa Sidis no Summit, representando com distinção o ecossistema do Centro de Incubação.
A edição de 2025 já está confirmada para dias 10 a 13 de novembro, em Lisboa, claro!