Skip to main content

SIM Conference

A Alfândega do Porto recebeu centenas de visitantes na primeira edição da SIM Conference (Startups & Investment Matching), nos dias 2 a 4 de maio. Promovido pela Startup Portugal, este evento pretendia reunir startups, investidores e líderes da indústria empreendedora, com o objetivo de fazer uma ligação entre empreendedores, startups e investidores (nacionais e internacionais)

O evento teve três espaços distintos: o SIM – Connect, espaço dedicado ao networking, facilitando conexões significativas entre participantes; o SIM STAGE, palco principal onde decorreram palestras e workshops liderados por influenciadores da indústria, oferecendo insights valiosos e perspetivas inovadoras; e, por fim, o Startup Stage um local onde as startups e incubadoras demonstraram as suas valências, proporcionando visibilidade e oportunidades de colaboração.

Entre os participantes confirmados, estiveram Mike Sigal (Sigal Ventures), investidor e Founding General Partner do 500 Startups Fintech Fund; Cristina Fonseca (Indico), fundadora de um dos unicórnios portugueses (Talkdesk) e investidora; Sean Seton-Rogers (PROfounders Capital); Marcelo Lebre, presidente e co-fundador do unicórnio Remote; Luther Lowe, Head of Public Policy do Y Combinator; e Virgílio Bento, fundador e CEO do unicórnio Sword Health.

A INOVAGAIA também esteve presente na SIM em vários palcos. Desde logo, com um espaço para a incubadora, bem como com a participação de cinco startups instaladas: Nemobile, Bauu, Lumicroma, IScope e Pocket Theatre.

No dia primeiro dia, o Prof. Carlos Brito, da FEP, foi o orador principal do worshop dedicado à ‘Sustentabilidade Financeira’, a convite da INOVAGAIA e a presença na round table sobre ‘Como interagir com os investidores através da sua incubadora’.

No dia seguinte, tivemos dois momentos marcantes. O primeiro a cargo de Luís Santos, no Reverse Pitch, no Startup Stage, no qual mostrou o trabalho que a INOVAGAIA faz há 15 anos, no apoio ao empreendedorismo e ao fomento económico no município de Gaia.

Seguiu-se o Pitch Batle: ‘Tecnologia Agrícola e Alimentar’, no qual Rogério Tavares fez parte do júri de avaliação.

Foram três dias de networking entre startups e de partilha de ideias, dando a conhecer os projetos a investidores e visitantes.